Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Encontro do dia 19/setembro/2010 (03)

O encontro de ontem foi, no mínimo, empolgante... Estavam presentes apenas Jorge L., Alain Mouette, Luis Viola, André Oliveira e Rodrigo Reis. Quem não foi perdeu uma bela oportunidade :)

A primeira coisa que foi o sistema XYZ a ser usado. A CNC do André vai dar mais trabalho que o esperado, mas felizmento o Jorge encontrou nos fundos da masmorra uma estrutura muito boa para fazer uma mesa de coordenadas preliminar em poucos dias. A resolução é baixa, então futuramente terá de ser substituída por outra.

Analisamos vários materiais que já chegaram, Comprados pelo Luis e por mim:
  • Podemos ver a Motherboard e abaixo alguns componentes que já chegaram para montar a placa da Extruder.
  • O segundo em baixo é o bico do Extruder, já enrolado com fio Níquel-Cromo nacional isolado com lã de vidro, nos saquinhos dá para ver os fios e a isolação de fibra de vidro. Sobre o Extruder está um pedaço de plástico que o Rodrigo trouxe e que usamos no teste.
  • À direita em baixo, está um termistor semelhante mas sem a cápsula de vidro que eu uso em um aparelho aqui.
  • Existem outros materiais a caminho: placa virgem do Extruder, termistor original, fio de aquecimento original, e mais alguns componentes.

Nos empolgamos e logo enrolamos um fio aquecedor no  bico do Extruder e fizemos alguns testes manuais:


Empurramos manualmente o plástico pelo bico e saiu logo um pouquinho de plástico extrudado. Para nós foi muito interessante ver que pelo menos uma parte nós acertamos.
  • A isolação de lã de vidro ficou com um bom acabamento, sendo que era uma grande preocupação.
  • O plástico usado não estava no diâmetro correto nem era ABS, mesmo assim saiu alguma coisa.
Outro assunto comentado foi a confecção da "nossa placa controladora". O mais favorável até agora é o uso de um Arduino-Mega com um shield para as interfaces. O Luis Viola já pesquisou o firmware da motherboard e essa alternativa tem suporte nativo.

Já foi aberta uma conta bancária em meu nome para receber as participações financeiras. Precisamos reembolsar essas compras que já foram feitas. A chamada será feita pela lista RepRapBR e eu mesmo (Alain) vou administrar esse grande problemão do dinheiro, no melhor das minhas poucas habilidades nesse ramo...

O Jorge disponibilizou o vídeo integral da nossa reunião aqui: Video encontro 03

Um comentário:

  1. O plastico usado foi o de uma impressora 3D profissional. Policarbonato, com 0,76 de diametro :D

    ResponderExcluir