Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Encontro do dia 17/outubro/2010 (04)

O encontro deste sábado foi muito empolgante, estavam presentes Jorge L., Alain Mouette, Luis Viola, Renato Carneiro e Fabio Gilii.

A maior atração do dia foi a presença do nosso amigo Fabio Gilii que nem sempre pode aparecer por não residir em São Paulo. Para os que não sabem, o Fabio Gilii é um dos pilares do nosso grupo de estudo, ele é ferramenteiro e grande conhecedor de mecânica, assim como de extrusão de plásticos.

Discutimos várias alternativas de bico injetor para o RepRap, muitas idéias que já haviam sido discutidas antes no grupo e o Fabio Gilii vai fabricar alumas delas para fazermos uma avaliação. As alternativas giram em torno de usar um bloco de metal aquecido por resistores de 5 Watts e também barreiras térmicas sem o uso de Teflom, essas alternativas estão aparecendo na net e parecem muito promissoras. Fotos em breve...


Chegaram as peças da Extruder compradas pelo Luis Viola no eBay, o Fabio Gilii levou para fazer a montagem. Faltam alguns detalhes como eixos e parafusos mas isso para ele deve ser moleza.

Foram junto os rolamentos comprados na loja de skate da esquina a R$1 cada e que serviram perfeitamente, assim como um Motor de Passo comprado no Mercado Livre. Infelizmente o eixo desse motor não é padrão e vai dar um pouco mais de trabalho para o Fabio mas a ideia é que assim que pudermos fazer nossas próprias peças já faríamos para o diâmetro correto do eixo.



O Jorge L. também apresentou uma estrutura preparada para o nosso RepRap. Encontrado nas profundezas da Masmorra e após muito trabalho e muito carinho agora temos uma estrutura quase pronta para fazer nossa montagem. A resolução da mesa X-Y é pouca coisa maior que da Mendel e da MakerBot mas os movimentos são muito suaves e precisos e será uma ótima plataforma para experimentação.

Também recebemos a placa da Extruder que o Luis viola comprou, assim como as peças que eu comprei de diversas fontes. O conjunto foi enviado para o André Oliveira (Renesas) que se dispôs a montar a placa. Na oportunidade da compra não havia disponível a placa montada e nos pareceu mais rápido comprar apenas a PCB.

Assim que estiver disponível, colocarei o link do vídeo do encontro aqui. Tem uma parte muito interessante no começo, é a conversa sobre os bicos de Extruder e as várias alternativas e possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário